O CRAB Studio, liderado por Sir Peter Cook e Gavin Robotham, divulgou o projeto de um novo centro cultural em Nova Deli, Índia. Localizado em um antigo local de extração de quartzito, o BRIJ oferece espaços para artes visuais, cênicas, literárias e culinária, além de uma nova academia de artes. O projeto, que visa promover interações entre artistas e o público por meio de um ambiente imersivo, é uma colaboração entre o CRAB Studio e o CP Kukreja Architects (CPKA).
A proposta busca resolver a escassez de espaços culturais de grande porte em Deli, buscando engajar todos os tipos de visitantes, independentemente de sua experiência prévia com as artes. Para isso, CRAB projetou seis 'vasos' curvos sobre uma grade nervurada, inspirados nos históricos jardins indianos de Charbagh. A grade organiza a topografia do local e as rotas de circulação, criando caminhos protegidos para uso em clima quente ou chuvoso, enquanto um túnel subterrâneo totalmente climatizado permite acesso a todas as partes do local em qualquer condição climática.
Internamente, esses 'vasos' abrigarão escritórios, espaços residenciais, galerias, salas de aula, biblioteca, museu, teatros e outras funções auxiliares, como cafés e restaurantes. A distribuição funcional mista dos espaços foi criada para encorajar a interação de ideias. Além disso, oficinas e vilas artesanais são planejadas nos pavimentos inferiores para oferecer aos visitantes uma visão das diferentes técnicas de artesanato.
Artigo Relacionado
A mudança na paisagem cultural da Índia em projetos contemporâneosEm resposta ao clima de Nova Deli, os 'vasos' incorporam princípios passivos de design, proporcionando áreas sombreadas sob os edifícios para exploração dos visitantes. Paredes de proteção ao sul e oeste protegem contra o calor do sol, enquanto as fachadas mais abertas ao norte e leste permitem a entrada de luz natural e ventilação. Os espaços externos, incluindo a praça de entrada, foram projetados para conectar os 'vasos' e criar um novo parque na cidade, oferecendo áreas para apresentações informais, assentos e recreação. Além disso, hortas permitem o cultivo de vegetais e ervas locais para uso no local, e um jardim de conservação é integrado na cobertura do 'vaso' da biblioteca.
Atualmente, CRAB colabora com a Webb Yates Engineers para desenvolver maneiras sustentáveis e inovadoras de usar quartzito da pedreira próxima, priorizando materiais de origem local. Técnicas artesanais tradicionais, como telas de metal perfurado para sombreamento e elementos de cerâmica esmaltada, serão incorporadas.
O CRAB Studio, co-fundado por Sir Peter Cook e Gavin Robotham, projetou diversos projetos notáveis, incluindo a Escola de Arquitetura Abedian na Austrália e os Departamentos de Direito e Administração Central em Viena, Áustria. Sir Peter Cook, arquiteto, professor e escritor britânico, é uma figura central no mundo da arquitetura, sendo um dos fundadores do grupo vanguardista Archigram.